o Tempo em Cuiabá

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Casarões de Centro Histórico de Cuiabá devem passar por restauração

 A Prefeitura de Cuiabá deve apresentar até a próxima terça-feira (19) projeto para a restauração de dois casarões pertencentes ao município no Centro Histórico da capital. O projeto deve ser implementado com verba destinada para revitalização de monumentos e espaços públicos tombados pelo patrimônio histórico, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Somente para o este segmento do PAC, o governo federal destinou R$ 1 bilhão, mas outros R$ 300 milhões foram anunciados para o financiamento de restauração de imóveis históricos particulares em 94 cidades brasileiras. O governo ainda deve lançar o edital para as cidades buscarem o financiamento.
Em Cuiabá, os casarões que a Prefeitura pretende restaurar estão localizados na Rua Pedro Celestino, movimentada pelo comércio do centro da cidade. São dois casarões separados por apenas alguns metros e que poderão posteriormente abrigar dois museus.
Além desses espaços, a Prefeitura pretende angariar verba federal para prover nova estrutura ao Museu da Imagem e do Som de Cuiabá (Misc), localizado na Rua Voluntários da Pátria. A informação é da Secretaria Municipal de Turismo. A unidade foi inaugurada em 2006 para armazenar o arquivo audiovisual de Mato Grosso.
Ainda segundo a Secretaria, projetos previstos para implementação no Centro Histórico de Cuiabá são a restauração e adequação das calçadas e a instalação de fiação elétrica subterrânea, o que elimina a poluição visual causada pelos postes.
No Centro Histórico, alguns imóveis têm mais de 200 anos e sofrem com abandono ao longo do tempo, segundo a Associação Comercial do Centro Histórico, que reclama há anos da falta de recursos para revitalização da área.
*Fonte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário